Juventude, esperança da Igreja

Papa Francisco segue motivando os jovens a realizarem a busca do sentido da vida.

Papa Francisco segue promovendo um caminho que incentiva aos jovens a fazerem um percurso em busca do sentido e essência da vida.

Em 2019, fomos motivados a meditar o tema da JMJ no Panamá: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

Nos anos que seguiram, se preparando para a próxima JMJ em Lisboa (2022 e por conta da pandemia, redefinida para 2023), Papa Francisco nos convidou a meditar: «Jovem, Eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14), em 2020, e «Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!» (cf. At 26, 16), em 2021.

Estando agora, nos preparativos para a JMJ em Lisboa (2023), o convite é para caminharmos junto a Virgem de Nazaré, Ela que logo em seguida a Anunciação do anjo Gabriel, «levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) para ir ajudar a prima Isabel.

Os temas indicam um verbo que nos “provocam” a realizar uma ação: levantar-se. No contexto bíblico, também pode indicar “ressuscitar” e “despertar para a vida”.

Sob esta inspiração de “ação”, as irmãs de São Carlos de Lyon, seguem ajudando na formação e orientação dos jovens nas comunidades onde atuam, para que eles venham a se tornar protagonistas de suas histórias de vida e também junto a comunidade onde habitam.